Menu do Jogador

domingo, 15 de abril de 2012

ATARI e jogos na 1ª geração


Em comemoração a 30 anos deste console que foi uma das principais responsáveis pela popularização dos videogames no mundo, que hoje sobrou apenas o logotipo estampado em vários jogos de sucesso atualmente desenvolvidos por uma empresa francesa a Atari SA, serão comentados sua épica e conturbada história e alguns principais jogos (pelo menos os mais lembrados).

Linha do tempo da companhia:

1972 - A companhia é fundada por Nolan Bushnell e Ted Dabney nos Estados Unidos, com o nome de Syzygy, que é trocado em seguida para Atari, porque uma empresa californiana já possuía aquele nome, no dia 27 de junho de 1972 na cidade de Sunnyvale, estado da Califórnia. O nome da empresa derivava do japonês, significava “acerto”, e foi inspirado um jogo de tabuleiro japonês antigo chamado “GO”. A recém criada Atari lança o jogo de tênis da Magnavoz Odyssey (http://youtu.be/0MnRkPvIjKE) sob o nome de Pong (plágio que iniciou a sequencia de processos). Bushnell adapta o jogo à uma televisão e um sistema de pagamento por moedas retirado de uma máquina de lavar. Sua invenção foi um sucesso instantâneo. Pong é o primeiro videogame lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame.

1973 - Lançada a versão doméstica do jogo Pong.

1975 - Depois do sucesso das máquinas do Pong, a Atari, já com quatro títulos no mercado (incluindo os de fliperama), pretendia lançar uma console doméstico que possibilitasse a troca jogos, algo muito caro na época.

Outro jogo desta época (1ª geração)
Computer Space, o arcade que fracassou 

Agora alguns jogos para matar a saudade, clique nas imagens!!!!!

Pitfall
RiverRaid
Enduro
Adventure
Spiderman
Fishing Derby

Essa saga continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário